Moçambique

MOÇAMBIQUE

Ncondezi e Rio Tinto deverão construir porto na Zambézia

A Ncondezi formou, recentemente, uma parceria com a Rio Tinto Coal Mozambique (RTCM) e a “Minas de Revuboe” com vista à construção de uma nova linha-férrea e um porto na província da Zambézia para a exportação de carvão a ser produzido por estas companhias em Tete.

A parceria, anunciada em comunicado publicado na página Web da companhia, surge no contexto de um estudo de Novembro passado, que vai procurar olhar para aspectos como a viabilidade e o custo de construção da nova infra-estrutura. O objectivo da parceria é construir uma linha-férrea e um porto que poderão permitir a exportação, anualmente, de mais de 100 milhões de toneladas de carvão.

O estudo, a ser conduzido pela Rio Tinto, vai levar também em consideração os benefícios sociais e económicos a serem criados pela infra-estrutura para a indústria agrícola na província da Zambézia, território onde vai estender-se a maior parte da linha-férrea e onde estará localizado o porto.

Com a sua participação nesta parceria, a Ncondezi terá o direito de exportar 10 milhões de toneladas de carvão, quantidade que representa a sua produção quando a companhia entrar na fase de total actividade produtiva.

fonte