Moçambique
Investimentos brasileiros em Moçambique ultrapassam 4 bilhões de euros
Maputo - Os investimentos brasileiros em Moçambique são ligeiramente superiores a quatro mil milhões (bilhões) de euros, a maioria dos quais promovidos pela mineira Vale, revelou, segunda-feira(23), o embaixador cessante daquele país em Maputo, António de Sousa e Silva.
Falando na apresentação de cumprimentos de despedida ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, o diplomata brasileiro revelou que a Vale, que detém uma das maiores minas de carvão do mundo na província de Tete, centro, domina os investimentos do seu país, com cerca de 3,8 mil milhões (bilhões) de euros.
A cooperação bilateral "nos últimos quatro anos ganhou mais densidade, ritmo. O importante é continuar trabalhando e ao invés de fazer muitas coisas, concentrarmo-nos em menos coisas, mas melhores", disse António de Sousa e Silva.
O diplomata brasileiro revelou que a muito aguardada fábrica de anti-retrovirais que o governo federal está a financiar em Moçambique deverá começar a funcionar entre Julho e Agosto deste ano.
"As obras dentro da fábrica estarão prontas agora em Fevereiro e a partir de Fevereiro a Março começam a instalar-se os equipamentos, devendo a fábrica começar a operar em Julho ou Agosto", disse Sousa e Silva.
fonte
|