Brasil

BRASIL

Porto de Paranaguá recupera soja paranaense

Em 2011, o porto paranaense de Paranaguá exportou um milhão de toneladas a mais de soja produzida no Estado, que embarcou, no total fechado do ano, 7 milhões de toneladas do grão.

Desse montante, 5,3 milhões de toneladas foram exportadas pelo terminal paranaense, número equivalente a 77% do total. No ano anterior, esse número havia ficado em 4,2 milhões de toneladas, de um total de 6,2 milhões de toneladas, equivalente a 68% do total do Estado.

“Este resultado reflete a atenção que dedicamos aos produtores paranaenses neste ano, buscando novos parceiros, oferecendo estabilidade para novos projetos. Assim recuperamos parte das cargas que haviam migrado para estados vizinhos”, afirmou José Richa Filho, secretário da Infraestrutura e Logística.

Saíram também por Paranaguá 81% do milho paranaense, 72% do trigo e 95% do açúcar da safra 2010-2011, volume que contribuiu para o recorde de 41 milhões de toneladas movimentados no período pelo porto, hoje responsável por 25% da movimentação brasileira de cargas no complexo soja (grãos, farelo e óleo).

fonte