Moçambique
MOÇAMBIQUE
Guebuza apela à remoção de barreiras ao comércio entre países africanos
O presidente Armando Guebuza apelou, em Addis Abeba, capital etíope, à remoção de “políticas e práticas comerciais excessivamente proteccionistas”, que impedem o comércio entre os países africanos.
Guebuza falava durante um debate na cimeira da União Africana (UA), sob o lema “Impulsionando o Comércio Intra-Africano”.
Para o estadista moçambicano, a integração económica regional tornou-se uma questão de sobrevivência. “Se em 1991 a lógica de integração era uma entre várias narrativas possíveis rumo ao desenvolvimento, hoje, na aldeia global em que vivemos, ela é a narrativa central dos nossos tempos. As opções são claras: ou integramo-nos e sobrevivemos unidos ou fragmentamo-nos e perecemos isoladamente”, disse O Presidente da República, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Prosseguindo, Guebuza frisou que “nós já fizemos a opção! Passos concretos a vários níveis e em várias regiões estão sendo dados para dar corpo à nossa opção por uma África mais unida, integrada e próspera”.
Segundo Guebuza, não existe nada de novo com o princípio de integração, pois “não se trata de reinventar ou reiniciar o processo de integração, mas sim de fazer melhor o que estamos a fazer e com maior sentido de urgência”.
fonte
|