Notícias

Crescimento económico africano regista desaceleração em 2011

O crescimento económico de África registou uma nítida desaceleração em 2011, estabelecendo-se em 2,7 por cento contra cerca de 5 por cento em 2010, segundo um documento sobre a situação económica e social em África em 2011 elaborado pela Comissão Económica para a África (CEA/ONU) e pela Comissão da União Africa (CUA).

Segundo o documento  "esta desaceleração deve-se principalmente à instabilidade política na África do Norte e à persistência do marasmo económico nos países desenvolvidos".

Esta taxa de 2,7 porcento é inferior à observada antes das crises financeiras, económicas e mundiais do período 2007-2009, precisa o documento que explica este fenómeno pela intensificação e pela persistência da crise social e política na África do Norte.

Estas crise aumentaram muito a aversão dos investidores devida ao risco, o que levou à baixa das entradas de capitais e do investimento privado, sublinha o documento.

A produção e as exportações de petróleo, vitais para a África do Norte, foram gravemente perturbados nomeadamente na Líbia, como o turismo que desmoronou de modo brutal, indica-se.

Por conseguinte, ressalta o documento, a taxa de crescimento da África do Norte foi nula, comparando com 4,2 porcento em 2010 e recuou de 22 porcento na Líbia e de 0,6 porcento na Tunísia.

fonte