Angola
HUÍLA, ANGOLA
Capturados mais de 46 mil kg de pescado no primeiro trimestre
Quarenta e seis mil e 606 kg de pescado foram capturados, no primeiro trimestre deste ano, nos diversos rios da província da Huíla, por pescadores associados, observando-se um aumento de 13 mil e 213 (kg), comparativamente a igual período de 2011.
Em declarações à Angop, o chefe de Departamento de Pesca e Ambiente da Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rafael Quirino, disse que da quantidade capturada, 18 mil e 11 quilogramas são de bagre, 16 mil e 380 de kimaia e mil e 789 de tainha.
Rafael Quirino afirmou que foram igualmente capturadas nove mil e 843 quilogramas de sardinha cavala, três mil e 049 de thino e mbanda e 234 de Cacusso, quantidade pescada nos municípios da Matala, Quipungo Caluquembe, Chicomba, Kuvango e Jamba.
Informou que as capturas foram feitas nos rios Cunene, Tcimpumpunhime, Kolui, Kubango, e lagoa do Sendy.
O responsável esclareceu que o aumento da captura se deveu aos apoios prestados às cooperativas pelo governo em 2010 e 2011, através do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), consubstanciado em embarcações, redes, bóias, anzóis, linhas e outros instrumentos.
O IPA na Huíla regista 14 associações de pesca, destacadas nos municípios da Matala, Jamba, Chibia, Humpata, Quipungo, Chicomba e Chipindo.
fonte
|