GEO

NATHALIE REY DA SILVA

Visualização 3D de dados oceanográficos simulados

A Oceanografia é o estudo das características físicas e biológicas dos oceanos e dos mares. Diversos aspectos climáticos e meteorológicos são afectados pelo comportamento do oceano. Além disso, no fundo oceânico existem grandes depósitos de minerais, como petróleo e gás. A simulação oceânica consiste em realizar previsões do seu comportamento, através do processamento de modelos numéricos. Com o avanço do poder computacional, grandes volumes de dados são gerados, obtendo com isso uma maior exactidão das informações.
Assim, ferramentas para a visualização destes dados tornam-se imprescindíveis para auxiliar os oceanógrafos na análise e interpretação das informações.

O presente trabalho tem como objectivo apresentar o projeto e desenvolvimento de uma ferramenta para visualização 3D de dados oceânicos simulados. Os dados foram obtidos através do modelo Princeton Ocean Model (POM). Para observar as características físicas do oceano, foram desenvolvidas técnicas para a visualização de dados escalares e vetoriais, seleção de regiões de interesse utilizando cortes curvilíneos e animação do volume para observar a variação dos parâmetros ao longo do tempo, através da visualização tridimensional do oceano. Para este trabalho, inicialmente foi realizado um estudo das técnicas e algoritmos de visualização de dados oceânicos. Também foram abordadas diversas características presentes em sistemas de visualização, que serviram como base para especificação das funcionalidades desenvolvidas na ferramenta.

INVESTIGAÇÃO PARA LER NA ÍNTEGRA AQUI (formato pdf, 75 páginas)