Cabo Verde

CABO VERDE

Sal acolhe encontro empresarial China e Países de Língua Portuguesa

Cerca de 500 pessoas são esperadas na ilha do Sal de 17 a 19 de Junho próximo, no Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (PLPs). Trata-se de um evento económico, mas com forte apoio político dos governos da China e dos países lusófonos que compõem o Fórum de Macau.

Este encontro empresarial é mais uma demonstração do esforço da China e dos Países de Língua Portuguesa para concretizar o plano de acção assinado pelos organismos de promoção do Comércio e Investimentos dos nove países – Cabo Verde, China, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste –, no Fórum para a Cooperação Económica e Comercial, ocorrido em Macau no ano de 2003.

A reunião do Sal servirá para identificar novas formas de cooperação e oportunidades de investimento e promover parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconómico de cada país. Num workshop, cada país apresentará as suas oportunidades de negócios, investimentos e bolsas de contacto. E “haverá uma sessão especial de apresentação de projectos públicos e privados, com especial atenção para os da área do turismo”, informa a CI.

Este encontro de cariz anual será ancorado na IV Edição da Feira de Turismo de Cabo Verde (Expotur), que acontecerá na mesma ocasião e poderá dar outra dinâmica ao meeting. Antes da abertura da Feira, os representantes da China e dos PLPs reunir-se-ão num encontro para troca de informações sobre iniciativas e interesses que contribuam para o reforço das relações comerciais entre o grupo.

Participam neste encontro, que tem como lema “Investimentos integrados para o Desenvolvimento Turístico Sustentável”, instituições de promoção do comércio e investimentos, câmaras de comércio e municipais, associações empresariais, empresas e pessoas singulares da China e dos Países de Língua Portuguesa – Cabo Verde (anfitrião), Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

fonte