Brasil

BRASIL

Movimentação de granéis líquidos por Paranaguá sobe 45% em Abril

A movimentação de granéis líquidos pelo Porto de Paranaguá apresentou alta de 45% no mês de abril: foram 448 mil toneladas de produtos, contra 308 mil no mesmo período do ano passado. Considerando a soma do quadrimestre, foram movimentados 1,6 milhão de toneladas de líquidos, volume 26% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O departamento de estatística da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) divulgou nesta quarta-feira a movimentação de cargas nos Portos do Paraná de janeiro a abril deste ano.

Comparado com os primeiros quatro meses do ano passado, o volume movimentado é 7% maior, totalizando 13 milhões de toneladas movimentadas. A receita cambial gerada pelas exportações no período foi de US$ 5,3 bilhões, 17% superior à receita acumulada no mesmo período de 2011.

Segundo Lourenço Fregonese, diretor empresarial do porto, a alta no preço do dólar tem incentivado as exportações: “Mesmo com a seca que castigou o Mato Grosso e os estados do Sul, a procura pelas commodities brasileiras foi alta. E, fora isso, mesmo com a alta do dólar, as empresas brasileiras, preocupadas com a fidelização dos compradores, mantiveram intactos todos os seus contratos”, explicou.

O grande responsável pela alta na movimentação dos granéis líquidos foi o óleo de soja. Considerando as exportações da empresa Cattalini, a principal operadora de granéis líquidos no Porto de Paranaguá, no primeiro quadrimestre de 2012, a exportação de óleo de soja apresentou alta de 50% em relação a 2011. Na importação e cabotagem, o destaque foi o álcool. De seis mil toneladas movimentadas, de janeiro a abril do ano passado, passou a 44 mil toneladas no mesmo período deste ano.

fonte