Brasil

DEPOIS DE LEIXÕES

Missão catarinense da Cesportos visita Valência e Le Havre

Na última semana, a missão da Cesportos (Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos) de Santa Catarina visitou o Porto de Leixões, em Portugal. Agora foi a vez dos portos de Valência, em Espanha, e Le Havre, em França. O objectivo da missão é debater medidas de segurança portuária.

A comitiva visitou a central de segurança dos dois portos. Em Valência foram observados dados como o controle de acesso aos armazéns, de intrusão da área restrita, monitoramento do fornecimento de energia e de água, de incidente de poluição ambiental, tudo através dos sistemas de alarme, que uma vez acionado exige um procedimento de resposta, semelhante ao que ocorre nos portos e terminais brasileiros, porém todo informatizado e mais abrangente.

A comitiva também pôde perceber que em Valência as auditorias dos Planos de Segurança são realizadas pela Autoridade Portuária, enquanto que no Brasil as auditorias externas são realizadas tanto pela Cesportos quanto pela Conportos, e as auditorias internas pelo próprio terminal.

“É importante que os terminais mantenham o pessoal de segurança treinado e essas auditorias permitem a aferição do nível de capacitação dos operadores de segurança portuária, dos procedimentos e equipamentos utilizados na segurança dos terminais”, afirma Reinaldo Duarte, coordenador da Cesportos/SC.

fonte