Ambiente

BRASIL

Suape na Rio +20

Na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o Complexo de Suape mostra que desenvolvimento econômico combina com sustentabilidade e apresenta o modelo de gestão integrada e participativa do Programa Suape Sustentável.

As ações socioambientais de Suape estarão em destaque nos dias 18 e 19 de junho, no estande de Pernambuco. No domingo (17) às 15h, o secretário de desenvolvimento econômico e presidente de Suape, Frederico Amancio, fez palestra no Auditório Master do Parque dos Atletas, sobre o tema "Complexo Industrial Portuário de Suape - Transitando para a Sustentabilidade".

O Programa Suape Sustentável é uma iniciativa lançada em 2011 que visa transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape e seu Território Estratégico em referência nacional e modelo de gestão integrada e participativa em prol do desenvolvimento sustentável, equilibrando o crescimento econômico, a inclusão social e a preservação do meio ambiente.

O programa posiciona Suape como líder e grande articulador das ações socioambientais na região, apoiando a elaboração e a execução dos projetos de sustentabilidade. Além do Complexo, participam do Suape Sustentável oito secretarias de estado, órgãos estaduais, municípios, Refinaria Abreu e Lima (RENEST), Estaleiro Atlântico Sul, Companhia Siderúrgica Suape, Petroquímica Suape, Concessionária Rota do Atlântico, Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI), BNDES e Banco do Nordeste.
Com estrutura arrojada, concebida dentro de parâmetros sustentáveis, o estande pernambucano estará instalado até o dia 22, no Parque dos Atletas, pavilhão dedicado a exposições governamentais e intergovernamentais em frente ao Riocentro.

Vai reunir informações sobre projetos e ações das várias secretarias estaduais dedicados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, com uma programação diária de palestras e encontros com empreendedores nacionais e internacionais e as equipes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Desenvolvimento Econômico (SDEC).

Balanço

Concebido num formato diferenciado com ações imediatas, o Programa Suape Sustentável, após um ano, alcançou resultados concretos das suas atividades:
Criação do Programa de Educação Ambiental. O projeto disponibilizou 460 vagas gratuitas para professores, estudantes e profissionais no ano de 2011, distribuídas em cursos e oficinas voltados para o meio ambiente. Foram oferecidos debates sobre temas como pedagogia de projetos ambientais e desenvolvimento ecológico e socialmente sustentável;
Viveiro Florestal. Possui capacidade para produção anual de 400 mil mudas de espécies nativas de mata atlântica que são utilizadas nas áreas de reflorestamento e doadas para escolas e empresas. É também uma sala de aula ao ar livre para as oficinas de educação ambiental;
Novo Plano Diretor - Ampliação da Zona de Preservação Ecológica de 48% para 59%, ou seja, de 6 mil ha para 9 mil ha, incorporando também uma Zona Central de Serviços com Edificações Ecointeligentes.

fonte