Notícias

COSTA DO MARFIM

Franceses apostam nos portos e nas energias alternativas

O grupo Vincent Bolloré vai avançar com importantes investimentos na Costa do Marfim, nas áreas portuária, ferroviária e nas energias alternativas, nomeadamente a nível de aproveitamento solar, avança o diário Jeune Afrique.

Os projectos já foram apresentados em Abidjan, a capital do país, ao presidente Alassane Ouattara, e poderão envolver cerca de 50 milhões de euros no corrente exercício.

Este encontro, realça a mesma fonte, acontece num momento em que está a ser lançado publicamente um novo projeto para a construção do segundo terminal de contentores no porto de Abidjan. O mesmo grupo francês, que está presente no país na área da logística há nove anos, via a filial Bolloré Africa Logistics e que gere o terminal número 1, é um dos concorrentes naturais à construção e gestão da nova infraestrutura.
A empresa de logística tem o objetivo de crescer 8% este ano, em termos homólogos. Este é, aliás, a perspetiva de crescimento do PIB da Costa do Marfim para 2012.

Vincent Bolloré (na foto) anunciou ainda que vai investir na tração elétrica e para tal deverá colocar em circulação, em outubro próximo, quatro autocarros elétricos no país. Esta iniciativa visa criar condições para a entrada do grupo nas energias alternativas.

fonte