Brasil

PORTO DE VITÓRIA, BRASIL

SEP recebe representantes da República da Coreia e investidores

Um grupo formado pela representante do Ministério dos Transportes da República da Coréia, Jin Sook Kim, juntamente com executivos de 5 grandes empresas de engenharia daquele país, apresentaram na terça-feira (03/07) ao Chefe de Gabinete, José Carlos Magalhães Martins, ao Secretário de Gestão e Infraestrutura Portuária, Fernando Victor Carvalho e técnicos da Secretaria de Portos (SEP) o desenvolvimento portuário coreano e demonstraram o interesse em firmar parcerias econômicas, culturais e tecnológicas com o Brasil.

Durante a reunião, o grupo explanou por meio de vídeos e folderes o avanço de sua economia a partir de 1994, onde empresas privadas passaram a fazer parte dos investimentos em infraestrutura. Devido a isso, o Governo procura novos países, especialmente o Brasil, para o desenvolvimento de novos projetos na área marítima e hidroviária. O Grupo pretende dividir a experiência do rápido crescimento ao longo dos últimos 30 anos. Essa é a primeira vez que o Governo visita o Brasil.

Com 31 portos em seu país, Jin Sook Kim disse querer conhecer os maiores portos nacionais, firmar acordos de cooperação, auxiliar na elaboração de projetos a fim de melhorar a exportação e com isso o desenvolvimento dos dois países. Segundo dados, em 2011, a Coréia foi o 10º país em investimentos no Brasil. Em contrapartida o Brasil já exporta para a Coréia ferro fundido, aço, cereais, frutas, bebidas e automóveis.

Muito falado durante a reunião, o Porto de Busan, situado na costa sudeste do país foi classificado como o 5º na logística de movimentação de contêiner do mundo.


Ao final da reunião, a comitiva oficializou o convite à SEP para uma visita à Coréia.