Angola

ANGOLA

Mais de um bilião de dólares serão investidos no sector portuário em Cabinda

Mais de um bilião de dólares americanos serão investidos no domínio portuário, na província de Cabinda, nos próximos cinco anos, anunciou o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

O ministro, que falava durante a cerimónia de inauguração da nova Ponte-Cais do Porto de Cabinda, acrescentou que a Ponte-Cais hoje inaugurada é oprimeiro passo de um programa de investimentos muito vasto.

Frisou que para permitira a boa utilização da nova Ponte-Cais, precisamos de protege-la das intemperies severas do mar, dai a necessidade de construção rápida de um quebra- mar.

Frisou que esta é uma peça essencial para se evitarem acidentes, como aquele que se verificou recentemente.

Disse que a área para a construção do mesmo já foi identificada e que outros investimentos se seguirão.

Referiu ainda que com a existência desta nova Ponte-Cais, que dá uma maior capacidade de recepcionar materiais e equipamentos, vai avançar o projecto de construção do Porto de Águas profundas de Cabinda, localizado no Caio.

"Estamos a fazer uma aposta forte para que o porto ganhe grande protagonismo no conjunto dos portos nacionais e dos países vizinhos, nomeadamente das vizinhas repúblicas do Congo", frisou.

Segundo Augusto da Silva Tomás, todos estes investimentos são prova da forte aposta dco Executivo angolano no crescimento, desenvolvimento e melhor distribuição da riqueza na província de Cabinda, e em todo o território nacional.