Angola

NAMIBE, ANGOLA

Mais de catorze mil toneladas de pescado capturadas no primeiro trimestre

Mais de catorze mil toneladas de peixe foram capturadas na província do Namibe, no primeiro trimestre do corrente ano, informou a governadora local, Cândida Celeste.

Segundo a governante, que falava sobre a realidade do sector piscatório da província a um grupo de jornalistas, apesar das dificuldades tem havido um grande esforço da parte dos pescadores em manter os níveis de captura.

Revelou que ao longo da costa namibense existem 22 empresas deste ramo que possuem 42 embarcações. Existem ainda 83 cooperativas com mil 721 associados.

Reconheceu que o sector piscatório precisa de mais imputs, mas explicou que as baixas temperaturas e a abundância de focas no sul da província estão na base da diminuição actual dos níveis de captura.

“É necessário que se façam mais investimentos para revitalização das indústrias pesqueiras. O peixe do Namibe vai hoje a várias regiões do país, como o Bié, Lundas, Moxico, Huíla, incluindo províncias que têm mar como a do Zaire”, advogou.

Prometeu que o governo central e provincial vão continuar a apoiar os pescadores para que estes possam ir superando as dificuldades e melhorem o funcionamento desse sector.

fonte