Angola

HUAMBO, ANGOLA

Aumenta captura de pescado

Cento e cinco toneladas de pescado foram capturadas de Janeiro a Agosto deste ano, na província do Huambo, aumentando a oferta de peixe nas zonais rurais, anunciou o director provincial da agricultura, pescas e desenvolvimento rural, Hemitério Tiago.

Ao discursar no seminário destinado aos pescadores, que decorre na comuna da Calima (18 quilómetros da cidade do Huambo), o responsável explicou que este aumento da captura de pescadores resulta do projecto do governo de distribuição de embarcações e meios sofisticados de pesca às cooperativas piscatórias e aos grupos de interesse económico.

Explicou que, do total pescado, 45 toneladas são de cacusso e 11 de bagre, espécies que mais abundam nos rios e albufeiras desta província.

"A actividade pesqueira nesta região tem vindo a aumentar consideravelmente, desde que começamos a distribuir meios modernos aos pescadores. Antes a actividade era exercida com meios rudimentares", frisou.

Hemitério Tiago informou existir mil e 328 pescadores que exercem a actividade, distribuídos em cinco cooperativas e cinco grupos de interesse económico. Disse que enfrentam dificuldades de conservação do produto para consequente comercialização.

fonte