Moçambique
MOÇAMBIQUE
Porto de Maputo envolve PME's no manuseamento de mercadorias
O porto de Maputo deverá lançar no próximo ano novas formas de envolver as pequenas e médias empresas moçambicanas na prestação de serviços que levem à satisfação de todos os pedidos de manuseamento de mercadorias destinadas à importação e exportação através daquela infra-estrutura portuária. A ideia surge como forma de responder ao aumento da capacidade de manuseamento de carga diversa no porto moçambicano.
O porto manuseia, em média anual, cerca de 12 milhões de toneladas de carga diversa e prevê-se um aumento para cerca de 60 milhões de toneladas anuais de mercadorias, a partir de 2030.
Aliado aos trabalhos de modernização já em curso, o volume de solicitações tem vindo a crescer de “forma significativa”, segundo palavras do diretor executivo do porto de Maputo, Osório Lucas, ao diário local 'Correio da manhã'.
Osório Lucas referiu ainda que os serviços de transporte, catering, limpeza e outros trabalhos de apoio também poderão ser realizados por pequenas e médias unidades económicas moçambicanas, acrescentando, entretanto, que no mesmo quadro a sua firma acaba de concessionar a uma empresa privada a gestão das operações de serviços marítimos, pilotagem, reboque e amarração.
fonte
|