Angola

ANGOLA

Guichet Único do Porto de Luanda proporciona melhorias no atendimento ao cliente

Os utilizadores do Porto de Luanda, entre despachantes, ajudantes e demais profissionais, ganharam cerca de dia e meio de trabalho com a entrada em funcionamento, no recinto portuário, de um guichet único inerente a todo o processo de licenciamento e desalfandegamento de mercadorias.

O que antes era feito em um ou dois dias, hoje necessita apenas de horas. Dos serviços alfandegário à taxação portuária, principal handicap passado e que roubava mais de vinte e quatro horas, consome actualmente cerca de trinta minutos. A funcionar ainda em período experimental, o guiché único erguido de raiz pelo Porto de Luanda em alvenaria e concreto, com um “designer” estrutural moderno comporta vinte escritórios para os Serviços de Taxas dos Terminais, Apoio ao Cliente e Bancos Comerciais.

Para os utentes o novo serviço único é bem-vindo, apesar de não responder ainda a demanda cobrindo todas as fases do processo de licenciamento e desalfandegamento de mercadorias.

João Carlos, Ajudante de Despachante, diz-se satisfeito com a nova oferta do Porto de Luanda, mas a queda constante da rede nos balcões locais e a não cobertura por alguns bancos de actos do processo de licenciamento e desalfandegamento, prejudica a pretensão inicial de melhoria nos serviços portuários ou alfandegários.

O Guiché Único do Porto de Luanda comporta cinco instituições bancárias e três terminais de especialidade. Um destinado a carga geral, outro ao manuseamento de contentores e um terceiro polivalente, que atende às duas espécies de mercadorias. Tudo isso, assegurado por um personalizado serviço de protecção, onde a comodidade do utente é a grande prioridade.