Moçambique

MOÇAMBIQUE

VALE realiza curso de engenharia ferroviária

A companhia mineira VALE Moçambique está a financiar a especialização de 31 moçambicanos em engenharia ferroviária que visa dotar os beneficiários de conhecimentos e habilidades específicas em transporte ferroviário, abrangendo novos conceitos, ferramentas e metodologias de apoio a gestão e manutenção de operações.

Trata-se de um curso iniciado em finais de Setembro e que é levado a cabo pelo Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC), em parceria com a Vale, entidade que financia o projecto e que explora carvão mineral na província de Tete, que depois é escoado por linha férrea até ao Porto da Beira.

O curso beneficia engenheiros da companhia Vale Moçambique, da empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e do Ministério dos Transportes e Comunicações. O mesmo terá a duração de cinco meses, devendo terminar em Fevereiro próximo.

A directora dos Recursos Humanos da Vale Moçambique, Paula Eller, disse que esta é a primeira formação neste ramo no país, que agrega valor à mão-de-obra da empresa, dos CFM e dos quadros do sector público que participam no curso.

“A intenção da VALE é de contribuir para que a especialização nesta área se estabeleça, seja sustentável e o ISUTC forme, anualmente, quadros para fazerem parte das acções de desenvolvimento de Moçambique”, explicou Eller.

Segundo o documento, este é o segundo curso de especialização organizado e financiado pela Vale em Moçambique. Designado curso de especialização em Saúde e Segurança Operacional, o primeiro arrancou em Abril último, contando com a participação de 23 formandos da Vale e dos ministérios do Trabalho, Recursos Minerais e Transportes e Comunicações.