Cabo Verde

CABO VERDE

Núcleos de desenvolvimento da pesca beneficiam de protocolos para micro-projectos

O Projecto Plano Operacional para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal de Cabo Verde (PODPA-CV), vai comparticipar no financiamento dos micro-projetos identificados e priorizados no âmbito dos Núcleos de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (NDPA’s).

Esta medida vem na sequência de uma serie de acções e intervenções deste plano que definiu esses protocolos como primeira prioridade, para os respectivos concelhos onde existem os NDPA’s. Ou seja, Porto Novo, Ribeira Brava, Sal, Maio, Santa Cruz, Calheta de São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina de Santiago e Santa Catarina do Fogo.

Segundo a Direcção Geral das Pescas, trata-se “do corolário do trabalho do NDPA da qual fazem parte todos os representantes dos principais intervenientes desses concelhos, no sector das Pescas, como sendo, representantes da Câmara Municipal, do PODPA, das Associações dos Pescadores e Peixeiras, da Polícia Marítima, da Delegação do Instituto Marítimo Portuário e de outros parceiros locais de desenvolvimento”.

Após essas acções de diagnóstico, identificação, priorização e definição do micro-projeto, a tutela afirma que chegou a hora de “consubstanciar esses esforços” com a assinatura de protocolos dos micro-projetos para os 8 concelhos.

fonte