Angola

Governo angolano aposta no relançamento do transporte marítimo

O governo angolano tem apostado no relançamento do transporte marítimo através da Secil Marítima enquanto empresa pública e companhia de bandeira, afirmou em Luanda, na ExpoTrans, Victor Alexandre (na foto), director-geral do Instituto Marítimo Portuário de Angola.

De acordo com Victor Alexandre, para além da Secil Marítima, o relançamento do sector vai igualmente contar com outras empresas que irão surgir no âmbito do transporte marítimo de passageiros e mercadorias, assim como de serviços de cabotagem.

Segundo o Victor Alexandre, estão em curso estudos e intervenções nos portos angolanos que permitirão aumentar as suas capacidades e melhorar consideravelmente os níveis operacionais, como o aumento dos parques de contentores nos portos do Lobito, Namibe e Soyo.

Disse que a nova ponte cais no Porto de Cabinda e a melhoria na circulação e acostagem de embarque de navios no Porto de Luanda, constam igualmente no programa em estudo.

Relativamente a novas infra-estruturas portuárias, disse que está em construção o novo Porto da Barra do Dande, o Porto de águas profundas de Cabinda, e o Porto Comercial de Amboim.

A Secil Marítima centra a sua actividade no transporte marítimo de carga e no agenciamento de navios.

fonte