Angola

PORTO AMBOIM, ANGOLA

Armadores artesanais chamados a cumprirem normas de segurança

O chefe de piquete do Porto de Amboim, Victor de Jesus Mateus, instou os armadores artesanais a cumprirem com as normas de segurança quando se fizerem ao mar, por forma a salvaguardarem as suas vidas.

De acordo com o responsável, que falava à Angop sobre as normas de segurança destes utilizadores do mar, tendo em conta que o país ainda está a se desenvolver, não se tem um controlo eficaz das saídas dos pescadores artesanais para o mar, daí que muitos deles quando estão nas suas actividades ficam abandonados à sua sorte.

Victor Mateus sublinhou que têm sido realizados trabalhos de formação e informação com eles sobre os riscos e recomenda-se sempre o cumprimento das medidas de segurança.

Segundo o responsável, os pescadores artesanais ao se fazerem ao mar para pesca devem levar uma bússola, bóias de salvamento, lâmpadas de sinalização para socorro e o mais importante um meio de comunicação, ao contrário estariam a incorrer numa infracção.

“Muitos deles traçam o seu rumo tendo em conta os faróis existentes e não vão muito distante da costa, mas, em caso de problemas, às vezes lhes fica muito difícil pedir ajuda, por isso é que os meios acima citados são indispensáveis aos trabalhos deles para a sua própria segurança”, alertou.

A capitania, acrescentou, não fecha e está sempre disponível para atender pedidos e dar informações que vão desde as coordenadas dos locais de pesca, os locais perigosos, entre outras.