Angola

ANGOLA

Instituto Hidrográfico vai adquirir embarcações de sinalização

O Instituto Hidrográfico e de Sinalização Marítima de Angola (IHSM) vai, nos próximos meses, adquirir embarcações para efectuar o levantamento costeiro e portuário e uma balizadora para a sinalização do mar, disse, em Luanda, o seu director geral, Salustiano Ferreira (na foto).

Em declarações à Angop, Salustiano Ferreira informou que o instituto, para além da vertente técnico-científica de investigação do mar, trabalha também na sinalização do mar, uma tarefa importante na condução de qualquer embarcação.

Acrescentou que os navios serão adquiridos em Espanha, por se tratar de um país forte em termos de construção naval.

Numa primeira fase, disse, os três navios são suficientes, pois o país não dispõe de quadros capazes para de uma só vez desenvolver muitas actividades.

Por isso, enfatizou, “ nós vamos por fases, para ver se conseguimos resolver o problema dos nossos portos que têm dificuldades com a falta de actualização de dados de informação relativa à sua área “.

Acrescentou que os dados que o instituto dispõe, oficialmente, datam de 1972, razão pela qual tem havido muita reclamação ao nível da navegação internacional.

“São dados que têm de ser actualizados de forma permanente, pois o fundo do mar é hoje uma coisa e amanha outra. Particularmente, naquelas rotas de utilidade frequente dos marítimos, temos que, com regularidade, efectuar um levantamento para actualização dos dados e de informação para evitar acidentes”, referiu.

Em relação à feira que decorre desde quinta-feira, o responsável afirmou que este ano está melhor e há maior aderência por parte dos concessionários, pelo que convida a todos a conhecer as potencialidades do sector.

O Instituto Hidrográfico e de Sinalização Marítima de Angola, criado há dois anos, tem como objectivo apoiar o ministério de tutela na definição de políticas relacionadas com actividades hidrográficas, oceanográficas, cartográficas e de navegação, e sinalização marítima.

É um instituto na vertente técnico-científica que visa estudar o meio aquático e colher dados úteis para as actividades a serem desenvolvidas por outros sectores da economia do país.

fonte