Angola

Angola e Espanha assinam acordo de cooperação na área dos Transportes

Augusto Tomás, ministro dos Transportes de Angola, e Ana Pastor, ministra do Fomento de Espanha, rubricaram um acordo que garante um apoio técnico de Espanha ao setor dos transportes angolano - sobretudo ao nível marítimo e aéreo - no tocante à gestão e modelos de governação.

Após a assinatura do acordo, o ministro dos Transportes de Angola (na foto) lembrou os grandes investimentos no domínio da reabilitação, modernização e construção de novos aeroportos, desafios que requerem mais pessoal qualificado, novos modelos de governação e gestão. Angola poderá, de acordo com o governante, aproveitar o “know how” espanhol para treinar e formar os seus recursos humanos para os novos equipamentos de apoio à navegação aérea.

“Pretendemos alinhar o nosso modelo de organização a nível de gestão e governação ao nível da excelência, isto significa procurar alianças, parcerias, trazer mais-valia e valor acrescentado, que vão dar um contributo valioso para que aqueles objectivos estratégicos, desenhados para o sector, dado o seu enquadramento no epicentro de desenvolvimento da economia nacional, possam ser alcançados”, referiu Augusto Tomás.

Ainda de acordo com o governante, potenciando os corredores de desenvolvimento transversais, como o corredores de desenvolvimento de Cabinda, Lobito, Malanje e Namibe, assim como os do litoral, centro e nordeste do país, o Governo criará condições para relançar a atividade produtiva no país, como indústria ligeira, pescas, agro-indústria, e pecuária, gerando deste modo mais posto de trabalho e mais riqueza.

O acordo com a ministra espanhola Ana Pastor foi assinado no quadro da visita de trabalho que o ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha, José Manuel Garcia Margall, efetua a Angola desde terça-feira.

FONTE