Brasil

BRASIL

Appa faz levantamento da pesca em Antonina

Antes de dar início à dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Antonina, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) monitora o meio ambiente e a atividade pesqueira na região. Os dados levantados, além de balizarem a obra, dão segurança à comunidade que, durante todo o processo, podem gerenciar em conjunto as condições em que se encontram a água, a fauna e a flora da baía.

Como explica o superintendente Luiz Henrique Dividino (na foto), os levantamentos estão sendo feitos pelas equipes do Núcleo Ambiental da Appa e da empresa de engenharia contratada para a dragagem. “Os especialistas têm monitorado as condições em que se encontram a baía de Antonina – em qualidade da água, volume de espécies e o desenvolvimento da pesca – desde a liberação dos órgãos ambientais para a dragagem. Com as informações, os moradores e pescadores locais podem monitorar, antes, durante e depois, os impactos da obra. Isso garante transparência e segurança nas informações até a conclusão do processo”, comenta.

O monitoramento da pesca foi realizado em quatro entrepostos localizados em Antonina, na primeira semana de novembro e início deste mês. Foram monitorados pontos no Mercado Municipal de Antonina, na comunidade da Vila dos Polacos, na comunidade de Ponta da Pita/Prainha e na comunidade da Vila Portinho.

MAIS DETALHES