Cabo Verde

Adalberto Vieira apresenta Centro Oceanográfico aos praienses

O Secretário de Estado dos Recursos Marinhos, Adalberto Vieira, apresentou sexta-feira, 25, o Centro Oceanográfico de São Vicente (Ocean Science Centre Mindelo) aos praienses. O acto decorreu no auditório da Reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

 

O Ocean Science Center Mindelo, de acordo com Adalberto Vieira, vai apoiar a realização de projectos comuns nos domínios da investigação marítima e atmosférica. Mais, vai ser o centro dinamizador da cooperação entre os institutos de Ciências do Mar de Leibniza em Kiel (IfM- GEOMAR), Max Planck de Biogeoquímica em Jena (Alemanha), Leibniz de Pesquisa da Troposfera em Leipzig e o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP). O OSC serve ainda de plataforma de estudos e formação na África Ocidental.

Há vários anos que todos estes institutos, frisa Vieira, promovem iniciativas enquadradas numa estratégia de desenvolvimento de uma cooperação técnico-científica ligada às ciências marinhas de Cabo Verde e Alemanha. Estas iniciativas abrangem principalmente as áreas de oceanografia e ciências da atmosfera, mas podem alargar-se à ecologia marinha, bio-geologia e ciências de pescas.

A química das águas, a geologia marinha e a vulcanologia, tendo em consideração a relevância científica da região à volta de Cabo Verde e o seu contributo para o estudo de matérias de interesse global ao nível de oceanográfica e climatologia, serão também áreas importantes de estudo neste centro. Adalberto Vieira espera que este centro venha também dinamizar as acções no quadro do Cluster do Mar, daí a necessidade de divulgar as grandes linhas do projecto em outras pontos do país.

fonte