Moçambique

NA BEIRA, MOÇAMBIQUE, A 27 E 28 DE FEVEREIRO

Conferência internacional discute portos do Índico

A CIDADE da Beira, em Sofala, vai acolher entre os dias 27 e 28 de Fevereiro corrente a 7.ª Conferência dos Portos do Oceano Índico e Logística, um evento que acontece pela primeira vez no país, num evento organizado anualmente pela “Transport Events”, uma instituição com sede na Malásia.
 

Trata-se de um encontro dirigido a profissionais de decisão e que vai contar com a participação de mais de 250 expositores e oradores nacionais e internacionais, nomeadamente vindos de África, América, Europa e Ásia.

Além de promover os corredores de desenvolvimento de Moçambique, nomeadamente Nacala, Beira e Maputo, tal evento, segundo o chefe do Departamento de Marketing e Vendas da Cornelder, Félix Machado, irá destacar a importância do transporte intermodal com enfoque em acções institucionais e de agentes privados, bem como a sua influência sobre a região da África Austral.

Segundo dados fornecidos à nossa Delegação na Beira, pela organização, durante o encontro vão ser analisados aspectos críticos actuais e futuros relacionados com os portos do Oceano Índico e os processos para a melhoria do transporte intermodal, e a busca de soluções logísticas nos corredores de desenvolvimento regionais, incluindo fluxos marítimos internacionais.

Por seu turno, entidades e empresas tais como a Cornelder de Moçambique SA, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, EP, Porto de Maputo, autoridade portuária das Maurícias, Corredor de Desenvolvimento de Walvis Bay, na Namíbia, representantes da Nigéria, Quénia, África do Sul, Alemanha e Hong Kong irão fazer intervenções sobre as suas experiências, desafios e investimentos necessários para o desenvolvimento do sistema de logística global face à crescente demanda.

Durante dois dias, também vão ser exibidos equipamentos, tecnologias e produtos portuários, inovação e muita informação de impulso para negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, “joint-ventures”, vendas e “networking”.

Dada a importância do evento, entre outras figuras, espera-se que esteja presente o primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina.

fonte