Moçambique
MOÇAMBIQUE
Investimentos da Anadarko na pesquisa de petróleo chegam a 2.2 biliões USD
A companhia petrolífera norte-americana, Anadarko, investiu em Moçambique, até ao momento, 2.2 biliões de dólares para a realização de pesquisa e produção de hidrocarbonetos na “área 1” da bacia do Rovuma, no norte do país.
Segundo uma fonte da Anadarko, citada no boletim informativo da Autoridade Tributária (AT) denominado “Mais Valia”, este valor supera o compromisso inicial da companhia, que era de investir 465 milhões de dólares.
Estes investimentos já deram resultados positivos, uma vez que, segundo frisa a fonte, a quantidade de gás existente na “área 1” é estimada em mais de 50 triliões de pés cúbicos (TCF), o que implica que existem recursos suficientes para suportar um investimento para a liquefacção do gás para exportação.
A Anadarko foi autorizada a fazer pesquisa e produção de hidrocarbonetos pelo governo, através do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) em 2006.
Segundo a fonte, o processo de pesquisa encontra-se numa fase avançada, com um total de 19 furos efectuados, dos quais 10 de pesquisa e 9 de avaliação de potencial das reservas.
fonte
|