Angola

ANGOLA

Linha de caminho de ferro de Benguela chegará em breve ŕ RD do Congo

Júlio Bango (na foto), diretor do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola, informou que já estão concluídos cerca de 1070 quilómetros (cerca de 80%) da extensão total de 1337 quilómetros da linha de caminho-de-ferro entre o Lobito e o Luau, aproximando assim o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) à República Democrática do Congo.

Numa reunião de peritos que prepara o encontro de ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujos países estão ligados ao corredor de desenvolvimento do Lobito (Angola, RDCongo e Zâmbia), Júlio Bango disse que se não fossem os constrangimentos provocados pelas chuvas que se fazem sentir na região leste do país as obras de montagem dos carris, travessas em betão, sinalização e telecomunicações já estariam concluídas.

“Já devíamos ter chegado ao Luau mas tivemos alguns constrangimentos causados pelas chuvas”, afirmou aquele responsável que acrescentou que em breve as obras ficarão concluídas e Angola ficará ligada por caminho-de-ferro à RD Congo.

Júlio Bango adiantou que as obras de reconstrução do caminho-de-ferro de Benguela já atingiram a cidade do Luena, província fronteiriça do Cuando Cubango, região onde os comboios já operam.

fonte

Recorde-se que dois comboios do caminho-de-ferro de Benguela colidiram, a 16 de Fevereiro, na província do Bié, em Angola, provocando pelo menos 20 feridos.

Os feridos estavam todos a bordo dos comboios e foram tratados no Hospital Municipal do Kuemba.

O acidente aconteceu cerca das 11.15 horas e, de acordo com a Angop, terá sido causado por uma falha técnica do sinaleiro, que alegadamente se terá enganado na troca de linha do comboio de carga que fazia o trajeto Kuito-Luena.

O viajante que avançou a informação à Angop não descreveu a gravidade dos feridos mas referiu que o embate originou igualmente o descarrilamento de quatro carruagens do comboio que seguia no sentido Luena-Kuito.