Cruzeiros

Cabo Verde vai ter ainda este ano um plano estratégico de turismo de cruzeiro

A Direcção-Geral do Turismo (DGT) pretende elaborar ainda no decurso deste ano, um plano estratégico de turismo de cruzeiro, anunciou na Cidade da Praia o responsável desta instituição.

Em declarações à Inforpress, o director-geral do Turismo, Emanuel Almeida disse que o facto de Cabo Verde ter vindo a conhecer ultimamente “uma dinâmica positiva” neste sector, justifica esta decisão.

“Nos próximos dias vamos elaborar os termos de referência e avançar com a contratação de uma empresa de consultoria para realizar este trabalho”, frisou Emanuel Almeida.

De acordo com este responsável, para que “toda a dinâmica não seja dependente somente das decisões externas, urge trabalhar para posicionar Cabo Verde como país de destino e não somente de escala dos cruzeiros que atravessam o atlântico”.

Este instrumento, sublinhou, é “um documento orientador desta vertente especial do turismo” que visa conhecer o potencial existente, os impactos, a oferta, o receptivo e onde se possa delinear as estratégias e programas/projectos neste sector de actividade.

O objectivo, segundo explicou Emanuel Almeida é “maximizar este produto/segmento, permitindo um maior retorno para as comunidades e o comércio” em Cabo Verde.

A Enapor (Empresa Nacional de Portos) destacou recentemente a "marcação emblemática" de uma escala, em 2013, do navio "Azura", um dos maiores do mundo, resultante da estada no arquipélago de responsáveis de algumas companhias de navegação do sector.

Nos últimos anos, a Enapor tem vindo a participar em diversas feiras mundiais do ramo, onde empresas e profissionais do sector expõem os seus produtos e serviços e têm tido a oportunidade de assistir a conferências sobre temáticas actuais e de interesse.

fonte