Moçambique

MOÇAMBIQUE

Carvão volta a ser exportado pelo porto da Beira

De acordo com dados avançados pela Cornelder Moçambique, o porto da Beira já recomeçou a exportar carvão proveniente de Moatize, depois de uma paralisação de três semanas devido ao encerramento da linha de caminho-de-ferro do Sena.

A empresa gestora do porto da Beira informou mesmo que três navios com arqueação bruta até 35 mil toneladas zarparam já nos últimos dias daquele complexo transportando carvão. Félix Machado, chefe do Departamento de Marketing e Vendas da Cornelder de Moçambique, adiantou que com a reabertura da linha do Sena a 28 de fevereiro passado estão a chegar ao terminal de carvão entre três e cinco comboios-tipo formados por duas locomotivas e 42 vagões transportando 2700 toneladas.

As chuvas intensas, que se fizeram sentir com particular intensidade a 9 de fevereiro, levaram ao encerramento da linha e os diversos intervenientes, desde as empresas mineiras até à sociedade gestora do porto, passando pela estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, começaram a registar prejuízos, tendo a Cornelder Moçambique, por exemplo, deixado de facturar 500 mil dólares por semana e a empresa mineira Vale Moçambique deixado de exportar 500 mil toneladas de carvão.

fonte