Notícias

Aliança do Pacífico quer ampliar comércio com a Ásia e rivalizar com o Mercosul

Bloco formado por Chile, Peru, Colômbia e México quer tarifa zero de exportação para todos os produtos nos próximos cinco anos e ser plataforma para negócios com a Ásia. Europeus também demonstram interesse.

A Aliança do Pacífico, zona de livre comércio lançada em junho de 2012 por Chile, Peru, Colômbia e México, quer liberar 90% dos produtos de qualquer tipo de tarifa até 31 de março e dar, assim, o pontapé inicial para o início do comércio entre seus membros. A Aliança pretende, ainda, estabelecer tarifa zero para todos os produtos nos próximos cinco anos.

Por ser tão liberal, o novo bloco econômico já desperta a atenção da Europa e dos Estados Unidos. Ele tem por objetivos, ainda, ampliar o comércio com a Ásia e rivalizar com o Mercosul – bloco que até hoje não conseguiu fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia.

A Aliança do Pacífico já nasce como força regional: os quatro países-membros somam 206 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 2 trilhões de dólares – o que representa cerca de 35% de toda a riqueza da América Latina e mais de 55% das exportações da região.

continue a ler aqui