Moçambique

MOÇAMBIQUE

Linha do Sena vai ter capacidade para 6 milhões de toneladas/ano

Paulo Zucula, ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, confirmou que as obras de reparação da linha de caminho-de-ferro do Sena, que foram iniciadas em 2011, deverão ficar concluídas ainda este mês. A linha passou para as mãos da estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, e as obras de reparação visam fazer com que disponha de uma capacidade de 6 milhões de toneladas/ano contra os atuais 4,5 milhões de toneladas.

Ainda de acordo com Paulo Zucula, a estratégia definida para os transportes está a fazer com que a contribuição do setor para o desenvolvimento da economia esteja a registar um crescimento significativo.

O ministro referiu, a título de exemplo, o caso do porto da Beira, em que a dragagem efectuada permitiu a atracação de navios de 60 mil toneladas, o dobro da tonelagem dos navios que anteriormente podiam escalar o porto bem como o de Maputo, em que a carga processada passou de 7,5 milhões de toneladas em 2008 para 15 milhões de toneladas em 2012.

Paulo Zucula disse ainda aos deputados que foi ainda reparado o porto de Quelimane, construídos ou reparados 1332 quilómetros de estradas, 15 pontes e os aeroportos de Maputo e de Vilanculos, de acordo com o 'Notícias', de Maputo.

fonte