Notícias

Desaceleração do comércio mundial está a acentuar-se

A desaceleração do comércio mundial nos últimos trimestres tem sido significativa, com praticamente todas as grandes economias registando deterioração na expansão de suas exportações, de acordo com levantamento do Barclays Bank, de Londres. Esse cenário reforça a importância de os países continuarem estimulando a demanda doméstica para compensar o menor crescimento de suas exportações, dizem analistas.

Em abril, a Organização Mundial do Comércio (OMC) já baixou a projeção de crescimento das exportações para 3,3% neste ano, comparado a estimativa anterior de 4,5% - que já estava abaixo da expansão média anual de 5,2% dos últimos 20 anos. O futuro diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, terá, ao assumir o cargo, desafios bem maiores do que impedir o fiasco total da Rodada Doha de liberalização comercial.

Em vez de só focar em tarifas ou subsídios ou de ficar discutindo com embaixadores em Genebra, o futuro xerife do comércio mundial precisará buscar rapidamente contato com os líderes políticos e discutir sobre a economia global, para evitar que o protecionismo se alastre.

fonte