Moçambique
NAMPULA, MOÇAMBIQUE
Chineses querem modernizar o porto de Angoche
A chinesa Hayum Mozambique Mining está interessada em modernizar o porto de Angoche, província de Nampula, de forma a poder utilizá-lo para exportar os metais extraídos nos depósitos de areias pesadas de Sangage.
De momento, para escoar os metais, a empresa usa camiões que percorrem as estradas de terra batida de Angoche, Liupo, Quixaxe e Monapo, para chegar ao porto de Nacala, onde embarca para os mercados de destino.
O local 'Notícias' cita o administrador distrital de Angoche, Rodrigues Ussene, referindo que a utilização do porto de Angoche apresenta duas vantagens, uma das quais tem a ver com a redução para a empresa dos custos de transporte e a segunda com o facto de a estrada entre Angoche e o Monapo não se deteriorar tão rapidamente.
A utilização do porto de Angoche deverá ocorrer a partir de 2015, atendendo a que a Hayum Mozambique Mining já solicitou autorização para avançar com as obras. Rodrigues Ussene afirmou ainda haver mais de 30 mil toneladas de metais por transportar até Nacala.
As obras a serem efectuadas no porto de Angoche irão permitir aumentar o calado e a dimensão dos navios a demandarem o porto, o que levará ao fomento da cabotagem ao longo da costa da província de Nampula, de acordo com Florêncio Raphe, administrador marítimo de Angoche.
fonte
|