Brasil
BRASIL
Movimentação de cargas do 1.° semestre de 2013 cresce 12% em relação ao mesmo período de 2012
A movimentação de cargas pelo Porto de Fortaleza neste 1° semestre de 2013 cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram movimentadas 2.390.325 toneladas de carga – 262.305 toneladas a mais que em 2012. Os derivados de petróleo continuam liderando a pauta, no sentido de importação. Contudo, o principal destaque da temporada foi a movimentação de arroz em contêiner, por cabotagem, que sozinha cresceu 55% no período em análise. A movimentação de contêiner como um todo cresceu 37% no período, registrando 41.021 TEUS.
Todas as categorias cresceram no acumulado do semestre: carga geral aumentou 22,76%, granel líquido cresceu 11,15% e granel sólido incrementou 7,66% em relação ao primeiro semestre de 2012. No volume total em toneladas, a maior movimentação foi de granel líquido (54%), seguida por granel sólido (26%) e carga geral (20%). “Somos um porto majoritariamente importador e quase tudo que se movimentou no Porto de Fortaleza foi para o consumo da própria cidade”, destacou Mário Jorge, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC).
Analisando a pauta de importação é possível encontrar o trigo (para a produção de massas e biscoitos), combustível (para consumo dos veículos), gás de cozinha (para consumo em residências e indústrias), querosene de aviação (para consumo da frota aérea), produtos cerâmicos (para utilização na construção civil) e bobinas de papel (para impressão dos jornais locais). Diferente destes, destaque para geradores e pás eólicas – que são cargas de projeto destinadas aos parques eólicos do Ceará e do Rio Grande do Norte.
MAIS DETALHES
|