Brasil

ESTA TERÇA-FEIRA

Santos Export debate problemas logísticos do Porto de Santos

O diretor presidente da Codesp, Renato Barco (na foto), participa esta terça-feira (dia 27) do Santos Export 2013, Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, que foi aberto ontem, dia 26, pelo ministro do Portos, Leônidas Cristino, no Mendes Convention Center, em Santos. O Fórum é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos. A edição deste ano do Santos Export se propõe a debater os problemas verificados na logística do complexo portuário santista.

Barco será um dos expositores durante mesa redonda que discutirá os problemas logísticos do Porto de Santos e soluções a curto, médio e longo prazo. Integram, ainda, esse painel, os prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; de Cubatão, Márcia Rosa; e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. Barco destacará o expressivo crescimento na movimentação de cargas, verificado nos últimos anos; as obras em andamento nas duas margens do porto (Santos e Guarujá); aquelas em estágio de planejamento ou desenvolvimento de projetos executivos e as necessidades futuras de intervenções para viabilizar o escoamento desse volume, que neste ano deve se aproximar de 110 milhões de toneladas.

O bloco será moderado por Paulo Tarso Vilela de Resende, doutor em Planejamento de Transporte e Logística, pela University of Illinois at Urbana Champaign (EUA) e professor na Fundação Dom Cabral. Os debates sobre o tema ficarão a cargo de Marcelo Araújo, presidente executivo do Grupo Libra; Flávio Brancato, diretor de Operações da empresa Concais (Terminal de Cruzeiros Marítimos); e André Ursini, diretor da Icipar.