Cabo Verde

CABO VERDE

Pesca do pepino do mar fica regulamentada ainda este ano

Em entrevista à RCV, o Director Regional das Pescas de São Vicente, Carlos Valdir disse que esta matéria vai ser analisada ainda este mês, na cidade da Praia, durante o Conselho Nacional das Pescas.

Esta questão volta à actualidade informativa depois de a Polícia nacional ter apreendido, na noite de terça-feira, cerca de quinhentos quilos de pepinos do mar, no cais de cabotagem do Porto Grande.

Essa meia tonelada de pepinos do mar frescos tinha como destino inicial São Nicolau, mas as autoridades, depois de ouvirem o proprietário da mercadoria apuraram que o destino final seria o Senegal. Esta é, que se saiba, a segunda vez que esse cidadão senegalês de 51 anos de idade, tentava exportar ilegalmente pepinos do mar. A primeira foi em Santiago.

Ignorado em Cabo Verde, mas muito apreciado na culinária oriental, o pepino do mar começou a ser pescado e exportado de forma ilegal a partir de 2000, em São Vicente. Face à procura, às apreensões feitas e os riscos que representa para os pescadores, essa actividade deverá ficar regulamentada ainda este ano, diz Carlos Valdir, Director Regional das Pescas de São Vicente.

fonte