Moçambique
MOÇAMBIQUE
Mota-Engil assume ligações entre Moçambique e Malawi através do Niassa
A Emocil e a malauiana Malawi Shipping Company, ambas empresas do grupo português Mota-Engil, assumiram a gestão da embarcação "Chambo", que assegura ligações entre Moçambique e o Malawi, no Lago Niassa.
De acordo com o "Notícias", o "Chambo", adquirido recentemente pelo Governo de Maputo, vai iniciar a sua atividade "dentro de dois meses", ligando comunidades residentes nas duas margens do lago, numa gestão partilhada pela Emocil e pela empresa malauiana Malawi Shipping Company.
Em 2010, o Governo do Malaui atribuiu à Malawi Shipping Company uma concessão por 35 anos dos serviços de navegação no lago e, já este ano, concedeu igualmente a gestão dos seus principais portos no Niassa (Lake Malawi, naquele país) à Malawi Ports Company, igualmente uma subsidiária da Mota Engil.
O "Chambo", o maior barco moçambicano de sempre a operar no Niassa, foi construído em Portugal, tem capacidade para 100 passageiros e duas viaturas. O seu nome homenageia um peixe muito abundante naquele lago do norte de Moçambique.
fonte
|