Cruzeiros
Cabo Verde deve receber 54 navios cruzeiros e cerca de 38 mil turistas até final do ano
Cabo Verde deverá receber até final deste ano, 54 navios cruzeiros e 38 mil turistas, de acordo com a previsão para a temporada 2013/14 que se iniciou em Setembro último. A previsão é da Empresa Nacional Portos (Enapor).
O administrador do Porto Grande do Mindelo, Jorge Pimenta Maurício (na foto), disse acreditar “numa temporada com o maior movimento de sempre”, recordando que no primeiro semestre foram recebidos em Cabo Verde 28 navios cruzeiros e 20 mil turistas.
O desafio de Cabo Verde, segundo Jorge Pimenta Maurício “é grande, mas a vontade de triunfar e ser o líder de cruzeiros na nossa região é muito maior”, pelo que considera “necessário diálogo entre aqueles que desejam participar e incrementar a economia das cidades, defendendo investimentos, disponibilizando tours atractivos, flexibilização da legislação e oferta de serviços com preços competitivos”.
Pimenta Maurício considerou ainda “fundamental” para Cabo Verde desenvolver o turismo de cruzeiros através da qualificação e competitividade da oferta, “primando pela excelência ambiental e urbanística, pela formação dos recursos humanos e pela modernização empresarial e das entidades públicas”.
De acordo com aquele administrador, os Portos de Cabo Verde estão também incluídos nas próximas rotas dos cruzeiros da Hapag Lloyd previstas para a temporada de 2013/14, estando previstas, para segunda quinzena de Outubro de 2013, escalas para as ilhas do Sal, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão, Boa Vista, Brava, Fogo, Maio e Santiago, do navio Bremen.
Outro navio que aportará os portos nacionais em Outono de 2013 será o Hanseatic, também da Hapag-Lloyd.
Neste momento Cabo Verde também está a apostar na atracção de mais navios para as ilhas, participando em feiras e contactando directamente com companhias de cruzeiro.
Jorge Maurício confirmou que Cabo Verde desponta a cada dia que passa como um destino turístico interessante de cruzeiros.
“Temos registado um número cada vez maior de escalas nos portos de Cabo Verde, tornando o país num destino turístico”, afirmou o administrador, salientando que “este crescimento é fruto do trabalho realizado” a nível nacional e internacional.
fonte
|