Cabo Verde

CABO VERDE

Obras de modernização do porto de Furna, na ilha da Brava, encontram-se concluídas

As obras de modernização do porto de Furna na ilha da Brava, encontram-se concluídas, tendo ficado o cais neste momento com mais 50 metros.


Segundo um comunicado da Enapor, neste momento a infra-estrutura passa a contar com uma boca de abastecimento de água a navios e uma vedação no portão de acesso até à ponta lateral do cais para garantir a segurança do porto.

Também foi realizada a requalificação de toda a área que se situa desde o armazém até à rampa, ressalta o comunicado da Enapor.

O novo edifício administrativo vai albergar, para além da Enapor, a alfândega, as polícias Marítima e Fiscal e o despachante oficial.

O porto de Furna conta ainda com uma gare marítima com um espaço que garante “o conforto e a segurança” dos passageiros que chegam à Ilha, refere o documento.

As obras iniciadas em Outubro de 2010 deveriam terminar em meados de Março de 2012, já que o prazo inicial de execução era de 30 meses, mas o consórcio responsável pela sua concretização solicitou a prorrogação do prazo, por duas vezes.

Numa recente visita efectuada à ilha Brava, para observar de perto o andamento das obras, o primeiro-ministro disse que a modernização do porto da Furna visa “criar as melhores condições para uma ligação mais segura entre a Brava e as ilhas do Fogo e de Santiago e, consequentemente, o resto do país”.

Na ocasião, o primeiro-ministro reconheceu ainda que “as grandes dificuldades de ligação entre a Brava e as outras ilhas, têm constituído ao longo da história o grande entrave ao crescimento e desenvolvimento da Brava.

fonte