Moçambique
MOÇAMBIQUE
Mais de 3 milhões de toneladas de carvão escoadas pelo Porto da Beira
Desde o início do ano, já foram escoadas 3 milhões de toneladas de carvão pelo porto da Beira, carvão esse que é extraído na província de Tete e que chega à Beira através da linha de caminho-de-ferro do Sena. A movimentação rendeu este ano à estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique 52 milhões de dólares.
A informação foi dada pelo diretor executivo da CFM-Centro, Cândido Jone, o qual recordou que os mais de 3 milhões de toneladas superam em muito os 1,5 milhões no período homólogo de 2012. O carvão em causa é da produção dos grupos brasileiro Vale e anglo-australiano Rio Tinto, uma vez que o grupo indiano Jindal Steel and Power Limited e a Minas de Moatize transportam a sua produção por via rodoviária.
A exportação do carvão chegado ao porto da Beira, sob gestão da Cornelder de Moçambique, envolveu até à passada terça-feira 82 navios que transportaram o mineral para os mercados da Ásia, América e Europa, havendo ainda no terminal de carvão cerca de 5 milhões de toneladas a aguardar embarque.
Gabriel Muthisse (na foto), quadro da Cornelder de Moçambique, salientou as obras em curso para aumentar a capacidade da linha de Sena de 6,5 milhões para 20 milhões de toneladas por ano até Fevereiro de 2015, para além da ampliação do porto da Beira para processar nesse período até 26 milhões de toneladas por ano somente de carvão mineral.
fonte
|