Cabo Verde
Cabo Verde reforça segurança marítima
Cabo Verde deverá receber novas unidades navais em 2014, para reforçar o controlo e o patrulhamento da costa marítima e do espaço mais próximo das ilhas do arquipélago.
O ministro cabo-verdiano da Defesa Nacional, Jorge Tolentino, anunciou quarta-feira a chegada de duas embarcações novas, oferecidas pela China, e de outras quatro fornecidas pelo Reino Unido, bem como de dois aviões do Brasil e de mais duas aeronaves da Áustria.
O governante, que falava à imprensa na sequência da comemoração do Dia da Defesa Nacional, assegurou que com a aquisição desses meios para a vigilância marítima o arquipélago estará também em melhores condições de garantir a sua segurança interna.
Jorge Tolentino considera que, atualmente, o território marítimo do arquipélago, incluindo as costas, "está cada vez mais seguro", graças à atuação no âmbito da "segurança cooperativa" com grupos de países amigos de Cabo Verde, mas também a uma atuação "cada vez mais eficaz" da Guarda Costeira cabo-verdiana.
O responsável governamental cabo-verdiano pelo setor da Defesa frisou que o Governo vai continuar a fazer os investimentos necessários, mobilizando parceiros, para que no próximo ano todo o trabalho feito no âmbito daa reforma das forças armadas e da segurança marítima possa produzir resultados.
fonte
|