Notícias
AMÉRICA LATINA
Peru, Chile, Colômbia e México são economias de maior crescimento
Quatro países serão, no próximo ano, o motor do crescimento económico da América Latina, adiantou a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde: Peru, Chile, Colômbia e México.
Citada pela Andina (Agência Peruana de Noticias), em declarações à cadeia de televisão norte-americana CNN, Christine Lagarde referiu que os países que observa com maior otimismo são os que aplicam um conjunto de políticas macroeconómicas sólidas, que mantêm a situação fiscal controlada e os que têm em marcha a realização de reformas estruturais, que os ajudarão a explorar todo o seu potencial das suas economias.
"Nessa categoria, colocaria países como México e Chile. Também sou optimista com países como a Colômbia e o Peru", concretizou.
As afirmações de Christine Lagarde confirmam o sentido das previsões anteriormente avançadas pelo FMI, que apontam para a economia mexicana um crescimento de 3%, em 2014, para a chilena de 4,5%, para a colombiana de 4,2% e para a peruana de 5,7%.
Christine Lagarde também aludiu à economia da Venezuela, mas no sentido inverso, como uma economia que se encontra atualmente numa situação crítica, a carecer de medidas.
"Sabemos que estão a usar uma quantidade importante das reservas. Sabemos igualmente que é uma economia que realmente terá de enfrentar problemas e medidas difíceis, provavelmente em breve", salientou.
fonte
|