Cabo Verde
Angolanos e cabo-verdianos criam Câmara de Comércio
Empresários angolanos e cabo-verdianos vão criar, até ao final do ano, uma Câmara de Comércio com o objectivo de relançar a cooperação entre os dois países no domínio empresarial, anunciou o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Jorge Spencer Lima (na foto).
Esta iniciativa é um dos resultados da visita do Presidente Jorge Carlos Fonseca a Angola, a convite do seu homólogo angolano, José Eduardo do Santos. Segundo o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento a delegação de dezenas de empresários que acompanhou o Chefe de Estado cabo-verdiano estabeleceu contactos com empresários angolanos, com os quais foram lançadas “sementes para futuras parcerias”.
O reforço da cooperação empresarial foi um dos propósitos da visita de Estado de dois dias que o Presidente de Cabo Verde efectuou a Angola, acompanhado por responsáveis da Bolsa de Valores e do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI).
O Presidente Jorge Carlos Fonseca, ao balancear a sua visita, anunciou a realização, a curto prazo, de uma reunião da Comissão Mista de Cooperação Angola-Cabo Verde.
O Chefe de Estado cabo-verdiano acrescentou que estão previstas para este mês visitas de governantes angolanos ao seu país e reafirmou a necessidade da diversificação da cooperação bilateral, já que “existem todas as condições para que a cooperação seja mais diversificada”. Jorge Carlos Fonseca assegurou também que o país tem total disponibilidade para receber investimento público e privado angolano, destacando o sector financeiro, dos transportes aéreos e marítimos, pescas e turismo como prioritários.
O Presidente cabo-verdiano lembrou que o seu país faz parte da Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), um mercado de mais de 300 milhões de pessoas.
fonte
|