Moçambique
Moçambique poderá crescer oito por cento em 2014
O Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, anunciou em Maputo que Moçambique prevê um crescimento económico de oito por cento para 2014.
Falando durante a reunião final de Avaliação dos Quadros de Desempenho entre o governo e os parceiros de cooperação, Cuereneia disse que, para o mesmo período, o governo prevê um nível de inflação de 5,6 por cento e exportações no valor de 4,7 biliões de dólares, o que representa um crescimento de 21 por cento comparativamente à meta prevista para este ano.
O governo pretende ainda aumentar a taxa líquida de escolarização da rapariga na 1ª Classe para 76 por cento; continuar com a implementação do programa de construção acelerada de mil salas de aulas e aquisição de cerca de 60 mil carteiras escolares.
Igualmente, o governo tenciona aumentar a taxa de cobertura de abastecimento de água em 56 por cento e concluir a electrificação dos 128 sedes distritais a partir da rede nacional.
“A par dos objectivos macroeconómicos e sociais prosseguiremos com o fortalecimento das reformas na área da governação, com vista a aumentar o acesso da população aos serviços da Justiça com destaque para assistência e patrocínio jurídico e judiciário”, disse o governante.
“Neste contexto, o governo encoraja a todos os actores de desenvolvimento e a cada um de nós a usar o seu saber e energias, para dar o seu contributo na melhoria contínua do bem-estar da população Moçambicana”, acrescentou ele, citado pela AIM.
fonte
|