Cabo Verde

CABO VERDE

Porto da Praia recebe a visita do Primeiro Ministro

O Porto da Praia recebeu a visita de uma delegação chefiada pelo Primeiro ministro de Cabo Verde, José Maria Neves. A delegação composta por membros do governo deslocou-se ao porto de forma a inteirar-se do desenvolvimento das obras da 2ª fase de ampliação e modernização.

Falando à imprensa, o chefe máximo do governo referiu que as obras estão a desenvolver-se a bom ritmo e quando estiver concluídas em Dezembro irão trazer um "impacto enorme" ao país e criar uma "nova dinâmica" de crescimento da economia e da competitividade tanto para a Ilha de Santiago como para Cabo Verde.

A segunda fase de ampliação e modernização do Porto da Praia que abrange a reabilitação do cais existente, a construção do manto de protecção de parque de contentores e edificação do quebra-mar de 234 metros de extensão, conta com o financiamento do Governo de Portugal, através de uma linha de crédito no valor de cerca de um milhão de contos.

O projecto envolve ainda o prolongamento do cais número um para mais de 485 metros, de modo a permitir que dois navios de contentores se movimentem ao mesmo tempo com maior facilidade, não obstante a movimentação de navios de combustíveis na extremidade do cais.

A dragagem da bacia de manobra para fundos e a instalação de um sistema de apoio à navegação, são outras das componentes da obra da segunda fase do projecto.

A primeira fase da empreitada, que terminou em Setembro de 2012, compreendeu a reabilitação do Cais 2, a construção da Cargo Village e do parque de armazenamento de contentores e a construção da estrada de ligação entre o Cais 2 e a Circular da Praia.

Com um valor contratual de 42 milhões de dólares (cerca de 3,5 milhões de contos), esta obra foi financiada pelo Millennium Challenge Account (MCA). Um consórcio de três empresas portuguesas está a executar a segunda fase das obras de expansão e modernização do porto da Praia.