Moçambique

Obras de requalificação da ferrovia do Sena, em Moçambique, deverão ficar concluídas em 2015

As obras de requalificação da ferrovia Linha de Sena, visando incrementar a sua capacidade de escoamento de mercadorias, deverão ficar concluídas até finais de 2015, segundo o governo moçambicano.

Atualmente, estão a decorrer as obras de construção de pontos de cruzamento de comboios e de reabilitação da via para permitir o aumento da velocidade média dos comboios que transitam na ferrovia.

As obras visam elevar a capacidade de escoamento daquela linha de 6,5 milhões de toneladas anuais para 20 milhões.

Estão também em curso obras de ampliação e modernização do porto da Beira, para garantir o manuseamento da carga transportada nas linhas de Sena e Machipanda, para facilitar o escoamento de mercadorias para os países do "interland" como, Malawi, Zâmbia, República Democrática do Congo.

O Governo moçambicano está também a trabalhar na reabilitação das linhas Tete/Nacala, via Malawi, Ressano Garcia e na ampliação dos portos de Maputo e Beira.

A outra aposta do Executivo é a construção de raiz dos portos de Nacala-a-Velha, Techobanine e Macuze para responder aos desafios impostos pela descoberta de recursos minerais e hidrocarbonetos.

O transporte de passageiros é outra componente a ter em conta na reabilitação da Linha de Sena, ao longo dos cerca de 600 quilómetros de sua extensão, nos trechos Beira/Moatize e Beira/Marromeu.

A linha vai igualmente servir para o transporte de calcário, matéria-prima para a fábrica de Cimento de Dondo, transporte de açúcar de Marromeu, além de dinamizar a agricultura e actividade comercial, entre outras.

O projecto da Linha de Sena permitiu a criação, na fase de reconstrução, de cerca de sete mil postos indirectos de trabalho. Atualmente, emprega cerca de três mil pessoas. AIM

fonte