Moçambique

FMI elogia PPPs moçambicanas, nomeadamente nos portos

O FMI - Fundo Monetário Internacional elogiou Moçambique, a sua capacidade para atriar Investimento Direto Estrangeiro (IDE) e pelo facto de ter sido dos primeiros Estados de baixo rendimento a apostar nas parcerias público-privadas.

Segundo o "Regional Economic Outlook", relativo à África Subsaariana, "Moçambique conseguiu atrair o maior fluxo de capital em IDE entre os países analisados, chegando aos 14% do PIB em 2010", que foram canalizados para megaprojetos e desenvolvimento das infraestruturas.

O FMI elogia a aposta que Moçambique fez nas parcerias público-privadas, considerando que o país foi "um dos primeiros países de baixo rendimento na África subsaariana a usar as PPP para desenvolver as suas infraestruturas" e lembrando que "seis dos sete portos marítimos são operados com o envolvimento do setor privado".

No espaço dedicado a Moçambique, o FMI diz ainda que "o melhor exemplo da captação de investimento estrangeiro está na fundição de alumínio na Mozal, que faz parte do projeto-âncora do Corredor de Desenvolvimento de Maputo, ligando o porto às maiores cidades.

fonte