Moçambique

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo chega aos 17 milhões de toneladas este ano

A Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), gestora do porto de Maputo, em Moçambique, adiantou que o porto vai este ano movimentar o valor recorde de 17 milhões de toneladas de carga.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Gabriel Muthisse (na foto), afirmou tratar-se de uma fasquia histórica que testemunha o esforço de crescimento e o compromisso com a economia nacional e regional.

“Os projetos em carteira são sustentáveis mas é preciso trabalhar para aumentar a sua justificação económica”, disse o ministro, apontando, a título ilustrativo o futuro projecto de dragagem do porto que aumentará o calado de navios, assim como colocá-lo nos mesmos patamares que os portos da região (Richards Bay e Durban).

Ao abrigo do Plano Director preparado pela MPDC, que cobre um intervalo de mais de cinco anos, vão ser investidos no porto de Maputo cerca de dois mil milhões de dólares para aumentar a capacidade de processamento de carga e respectiva competitividade.

Daquele montante, a empresa aplicou desde o início do ano cerca de 80 milhões de dólares em várias intervenções no funcionamento da infra-estrutura portuária.

FONTE